Aramaico ressurrecto

O aramaico, língua franca do Oriente Médio até a expansão do Islã (que trouxe consigo o árabe), hoje em dia se restringe a três vilas da Síria. Para que ele não seja completamente perdido em poucas gerações (era, afinal, a língua falada no tempo de Jesus Cristo, e uma das línguas da Bíblia), foi fundado um instituto para ensiná-lo e difundi-lo. Infelizmente, certas semelhanças com o hebraico vêm causando problemas com as autoridades políticas…

4 comentários em “Aramaico ressurrecto

  1. Boa notícia! Se houvesse a prática de colocar a língua original junto das traduções de obras, já seria ótimo para não perdê-la. Como a Bíblia: me pergunto por que não vem com o ‘manuscrito’?

    Neste termo acho que a Paixão de Cristo do Mel Gibson faz um serviço à língua, creio eu.

  2. Pelo que eu entendi, a consequência mais provável dos melindres do governo sírio (se tudo der certo e o instituto for reaberto) será a substituição do alfabeto aramaico pelo alfabeto siríaco nos cursos do instituto.

    Com essa medida, se por um lado o interesse do instituto deve diminuir para os judeus (que, creio, não são bem vindos na Síria e provavelmente não o frequentariam de qualquer maneira), por outro lado deve aumentar para os cristãos, já que, segundo entendo (e alguém por favor me corrija se eu estiver errado), o alfabeto aramaico historicamente foi o mais usado na literatura aramaica judaica, enquanto o alfabeto siríaco foi o mais usado na literatura aramaica cristã.

  3. Pingback: Tweets that mention Aramaico ressurrecto | Dicta & Contradicta -- Topsy.com

  4. Gostaria de ter a tradução exata do Pai Nosso, pois há traduções (ou versões) diferentes umas das outras. Como posso ter certeza da tradução exata?
    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>