Arte Bizantina

A maioria de nós não terá a oportunidade de ver, ao vivo, a exposição de arte bizantina na Royal Academy of Arts em Londres. Também não são muitos os que irão a Constantinopla.

Ainda bem que algumas imagens foram disponibilizadas online, bem como o texto de apresentação do curador da exposição, que corrige algumas percepções erradas sobre o período que estão conosco desde, pelo menos, os historiadores iluministas.

3 comentários em “Arte Bizantina

  1. Ótimo link. Por algum motivo não consegui ler o texto do curador, mas a matéria do Telegraph é esclarecedora (bom senso a respeito de Gibbons e dos estereótipos) e as fotos dão uma boa palhinha virtual. Dos muitos ganchos interessantes ligando Bizâncio e a Europa Ocidental na alta idade média, ainda é bom lembrar das alusões na “Comédia” ao imperador Justiniano, celebremente retratado nos mosaicos de Ravena, última terra do exílio de Dante. O homem associado ao “Corpus Juris Civilis” faz uso da voz no céu de Mercúrio, no canto VI do Paraíso; Bizâncio e Roma associam-se para expressar de maneira ainda hoje razoável uma justiça que o Poeta procura explicar (no “Convivio”) ser a “mais humana” das virtudes morais. Sem bizantinices. Mesmo Gibbons não esquece de prestar homenagem ao grande legislador na sua muito enviezada História setecentista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>