Astrobiologia e Fé

O Vaticano organizou uma conferência sobre a astrobiologia, a ciência que estuda a possibilidade de vida em outros planetas, procurando seus sinais e teorizando sobre as possíveis formas em que ela se daria. Claro, é uma ciência ainda sem nenhum grande achado para fazer seu nome valer, mas já é levada a sério na comunidade científica.

Pessoalmente, sem evidência nenhuma para tanto, acho muito improvável que exista vida inteligente fora da Terra. Mas, quem sabe…

Este artigo entra um pouco nas polêmicas teológicas que a descoberta de vida extra-terrestre traria para a visão de mundo judaico-cristã. Não há consenso entre as autoridades eclesiásticas sobre o que isso significaria para a Fé cristã. Não há nenhuma contradição necessária nos pontos essenciais, mas é certo que muitas opiniões tradicionalmente aceitas teriam que ser revistas.

Ele só erra feio ao falar de Giordano Bruno, que não foi condenado por nenhuma tese científica, mas por seus escritos mágicos e cabalísticos. Indo de país em país da Europa, e sendo sucessivamente excomungado por todas as igrejas pelas quais passou (católica e protestantes), Giordano Bruno era um verdadeiro agitador e escrevia textos altamente inflamados. Claro, nada justifica tê-lo colocado na fogueira; mas mártir da ciência ele não foi.

Veja também o comentário de Márcio Antonio Campos, da Gazeta do Povo, sobre o evento.

3 comentários em “Astrobiologia e Fé

  1. A maioria da cobertura feita sobre esse congresso do Vaticano (incluindo o artigo do Kaufman linkado pelo Joel) errou feio o alvo: fizeram um fuzuê enorme sobre ETzinhos inteligentes (que, reconheço, jornalisticamente têm mais apelo que a busca por nucleotídeos de RNA), mas o evento em Roma tratou muito pouco desse aspecto. Comentei mais sobre isso no meu blog de ciência e religião na semana passada.

  2. Puxa olha que legal: ontem mesmo coloquei no blog uma entrevista com o maior “caçador de vida fora da terra”, o astrofísico Seth Shostak. Tema muito interessante…

  3. Isso me lembra da Triologia Cósmica do C.S.Lewis, em que há vida em outros planetas mas as raças inteligentes não têm a natureza decaída como a humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>