Auto-ajuda letal

Um artigo informativo sobre os grupos de auto-ajuda americanos, uma indústria que movimenta muito dinheiro e cujos livros estão sempre no topo das paradas. Aqui no Brasil me parece que o mercado é mais dominado por livros e práticas ligadas ao espiritismo, e então essa forma mais laica e até empresarial de auto-ajuda não é tão popular.

Claro que as mortes contadas no artigo podem, com justiça, ser atribuídas mais a problemas mentais das vítimas do que a qualquer outra coisa; mas os perigos dos grupos de auto-ajuda com teorias malucas é real. E o pior é que, até onde eu posso ver, todos eles se baseiam em algo real, em algum princípio válido que é absolutizado numa fórmula universal. É importante crer em si mesmo e acreditar que os objetivos que temos são alcançáveis; saber fazer a própria vontade valer; e sentir-se realizado. Mas nada disso é uma chave secreta para uma existência perfeita, num plano superior ao dos reles mortais frustrados e deprimidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>