De como o rigorismo leva ao contrário do bem visado

Recomenda-se que jovens de até 15 anos nem sequer toquem numa bebida alcoólica; nem o golinho da champagne do pai no dia 31. Seria essa a atitude mais sensata para se instituir em casa, em vista do número crescente de jovens com problema de alcoolismo? Só se quisermos promover ainda mais a cultura da falta de critério na qual esse mal floresce.

Ainda bem que não sou só eu que penso assim. De fato: até poucas gerações atrás o álcool era visto como uma parte da vida, não algo extremamente divertido mas proibido.

Li uma vez (pena que esqueci onde foi) que tem aumentado tanto o alcoolismo juvenil quanto o número de jovens que não bebem at all. É o equilíbrio e a prudência que se tornam cada vez mais raros.

4 comentários em “De como o rigorismo leva ao contrário do bem visado

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  2. É a ética puritana como apontou Roger Scruton num outro artigo recomendado aqui. A educação católica deveria voltar a ter primazia. O frade holandês da minha paróquia vivia entre o bar e a igreja, que aliás ficavam lado a lado.

  3. “Drinking song” de H. Bellloc, em defesa da ortodoxia e da cerveja honesta. Aparece contextualizada em “Four Men”, juntamente com a partitura. A cantoria acontece num bar em algum lugar do Sussex e as personagens tampouco recusam vinho do Porto.

    THE SONG OF THE PELAGIAN HERESY
    FOR
    THE STRENGTHENING OF MEN’S BACKS
    AND
    THE VERY ROBUST OUT-THRUSTING
    OF DOUBTFUL DOCTRINE
    AND
    THE UNCERTAIN INTELLECTUAL

    Song of the Pelagian Heresy
    (Hillaire Belloc, 1912)

    Pelagius lived in Kardanoel
    and taught a doctrine there
    How whether you went to Heaven or Hell,
    It was your own affair.
    How, whether you found eternal joy
    Or sank forever to burn,
    It had nothing to do with the church, my boy,
    But it was your own concern.

    (Semi-chorus)
    Oh, he didn’t believe in Adam and Eve,
    He put no faith therein!
    His doubts began with the fall of man,
    And he laughed at original sin!

    (Chorus)
    With my row-ti-tow, ti-oodly-ow,
    He laughed at orignal sin!

    Whereat the Bishop of old Auxerre
    (Germanus was his name)
    He tore great handfuls out of his hair,
    And he called Pelagius Shame:
    And then with his stout Episcopal staff
    So thoroughly whacked and banged
    The heretics all, both short and tall,
    They rather had been hanged.

    Oh, he thwacked them hard, and he banged them long
    Upon each and all occasions,
    Till they bellowed in chorus, loud and strong
    Their orthodox persuasions!

    With my row-ti-tow, ti-oodly-ow,
    Their orthodox persuasions!

    Now the Faith is old
    and the Devil is bold
    Exceedingly bold. indeed;
    And the masses of doubt
    That are floating about
    Would smother a mortal creed.
    But we that sit in sturdy youth,
    And still can drink strong ale,
    Oh — let us put it away to infallible truth,
    Which always shall prevail!

    And thank the Lord
    For the temporal sword,
    And for howling heretics, too;
    And whatever good things
    our Christendom brings,
    But especially the barley-brew!

    With my row-ti-tow, ti-oodly-ow
    Especially the barley-brew!

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