Ásia no Metropolitan

O Metropolitan Museum of Art, além do acervo permanente, está com algumas boas exposições que merecem a visita. Ontem passei brevemente por lá e visitei duas delas: “The Flowering of Edo Period Painting”, que reúne uma das maiores coleções do período japonês entre 1615 e 1868 fora do Japão, e “Buddhist Traditions and Transformations”, com peças dos séculos 11 e 12, um dos momentos mais conturbados para a cultura tibetana, religiosa e politicamente. As obras refletem bem a influência das regiões vizinhas, que terminaram por modelar e ampliar a cultura budista a um novo vocabulário tanto em termos de forma como de texto.

Destaco aqui, da exposição japonesa, “Tigre”, de Tawaraya Sotatsu. Aparentemente simples à primeira vista, com traços soltos, o animal se torna complexo quando percebemos que cada pelo ali foi pintado de maneira minuciosa individualmente. São milhares de pelos. Diferentemente do tom colorido das outras mais de noventa peças expostas, a imagem do tigre aqui (provavelmente de 1630-40) se basta com as leves pinceladas para as listras da fera, tudo monocromático. O tigre não é um animal nativo do Japão e talvez essa técnica revele o distanciamento do artista, que preferiu retratá-lo com comedimento. (para ver a imagem maior, clique aqui)

tiger

Visitar o Metropolitan e flanar por ele sem compromisso é uma das melhores coisas em dias frios como os que fazem em Nova York. Encontrar algumas exposições como estas só recompensam ainda mais a visita. Aliás, um episódio engraçado: nas pequenas salas dedicadas à exibição das obras budistas, encontrei uma senhora em posição de lótus meditando em frente a uma das figuras de Buda. Um silêncio tomava o local, ela sozinha ali e eu até senti que estava invadindo um ambiente particular. Aos fins de semana, o museu fica muito cheio, mas a maior parte das pessoas se espalha nas seções maiores e de maior destaque. Espaços como os que cito, em galerias pouco visitadas, são um verdadeiro refúgio de contemplação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>