Entrevista com Dr. Victor Frankl

Esta é a segunda parte (de três) de uma entrevista dada pelo Dr. Victor Frankl, psicólogo austríaco, ao mesmo tempo sucessor de Freud e crítico de muitas posições do pai da psicanálise. Mesmo para leigos nessa ciência, como eu, fica a forte impressão de que ele captou alguns princípios essenciais do funcionamento da psique humana.

Este trecho, em especial, é particularmente marcante.

4 comentários em “Entrevista com Dr. Victor Frankl

  1. Simples é viver, a região do óbvio segundo os antigos gregos fica entre nossos olhos, não adianta rebuscar a vida mas simplesmente enjoy it.

  2. Olá Joel acabei encontrando o seu site por acaso pela internet e gostaria de esclarecer como formada em psicologia e atuante na area a partir dos pressupostos psicanaliticos….Victor Frankl não é considerado da Psicanálise, muito pelo contrário, ele é fundador de uma teoria chamada Logoterapia…que não tem absolutamente nada a ver com Freud, o que pode acontecer é ele ter usado as reflexões de Freud para amplia-las a seu modo ou nega-las, contradize-las, uma vez que Freud inicia a psicoterapia…as teorias tendem a surgir a partir de suas reflexões.Mas a Logoterapia é muito distante das reflexões freudianas a respeito do psiquismo humano, portanto não é possivel aproxima-los e tampouco considera-lo sucessor de Freud…Caso se interesse existem alguns livros onde ele fala mais de sua teoria como:Um sentido para a vida.É só ler mas com a idéia clara:Freud não esta lá!
    Um grande abraço…
    Espero ter esclarecido….

  3. Ana Karina,

    muito interessante seus esclarecimentos.

    Contudo, cabe aqui assinalar que o autor do post, Joel Pinheiro, não afirmou que Viktor Frankl seria ligado a psicanálise (pelo menos no sentido de que Viktor Frankl seria um “psicanalista”)
    Ele (Joel) disse sobre Frankl “ao mesmo tempo sucessor de Freud e crítico de muitas posições do pai da psicanálise.” E você respondeu “Victor Frankl não é considerado da Psicanálise, muito pelo contrário, ele é fundador de uma teoria chamada Logoterapia… que não tem absolutamente nada a ver com Freud”
    O ponto é o seguinte: Viktor Frankl conheceu Freud na sua juventude (teve até um artigo seu publicado na revista de psicanálise da época.).Posteriormente, fez parte do grupo de Adler e daí começou a assentar as bases do que viria a ser a “Logoterapia”. Levando isso em conta , pode-se dizer que ele foi ,sim ,sucessor de Freud (na linha da psicoterapia embora sua abordagem seja diferente ).Portanto , não é a toa que a “Logoterapia” é denominada “a terceira escola de psicoterapia da Áustria” sucedendo as escolas de Freud e Adler.
    No sentido psicoterápico não é só possível, mas necessário considerá-lo como um sucessor de Freud e no tocante a abordagem psíquica freudiana há sim aproximações, pois às criticas de Frankl ao que ele chama “vontade de prazer” são dirigidas ao Dr. Freud. (assim como as criticas da “vontade de poder” são dirigidas a Adler).
    Para concluir, há sim aproximações e sucessões intelectuais que devem ser consideradas mesmo que uma escola de pensamento seja diferente da outra. Estou aqui, claro, fazendo considerações informais, mas a obra de Frankl não desmente esses pontos, tampouco a História deste período.

    Um abraço.

    Viktor Frankl “Man Alive” Parte II [Legendado PT-BR]

    http://www.youtube.com/watch?v=6LpO-xe3Guw&feature=related

    Viktor Frankl “Man Alive” Parte II [Legendado PT-BR]

    http://www.youtube.com/watch?v=zqL1-64TUbk&feature=related

  4. Sou engenheiro e autodidata em logoterapia´
    aprendo com Frankl o sentido da vida numa
    perspectiva não-freudiana, mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>