Gastronomia Medieval

Para os aficcionados em Idade Média, mais um presente da Biblioteca Nacional da França: exposição virtual sobre a alimentação na Idade Média. Os hábitos, os pratos, as cozinhas de ricos e pobres, nobres e servos, camponeses e vilões. Das choupanas camponesas, onde as mulheres labutavam atrás das panelas, até as complexas hierarquias de homens nas cozinhas dos mais abastados, está tudo lá, em imagens e textos abundantes.

A maioria das informações e imagens é tirada do livro Tacuinum Sanitatis, ou Mesa da Saúde, que catalogava e descrevia todos os alimentos propícios ao homem, animais e vegetais, com seus efeitos sobre a saúde humana e contra-indicações.

A carne de vaca ou de camelo [o Tacuinum foi originalmente traduzido do árabe], por exemplo, tem o inconveniente de favorecer as afecções melancólicas, e a carne seca e salgada é aconselhável às pessoas ativas e aos fleumáticos. Já os olhos de animais têm a propriedade de aumentar a quantidade de esperma. Comia-se com as mãos (curioso, pois sei também que, a partir de pelo menos o século X, o garfo já era usado), que eram lavadas antes e depois das refeições, e as regras de etiqueta prescreviam que só se utilizasse os três primeiros dedos da mão direita.

Navegue pelas três seções principais exposição (alimentação, cozinha, refeições), clicando nas imagens para ampliá-las. Na página inicial também há outros links para textos e curiosidades (receitas, manual de etiqueta, etc.). A seção principal está disponível também em inglês, mas os textos extras só em francês mesmo.

Por fim, há uma apresentação em flash “Un festin” sobre o banquet de noces, o banquete central do elaborado ritual de casamento, uma série de refeições e eventos que durava até uma semana; ela consiste na análise detalhada de uma imagem, ressaltando e explicando todos os elementos da pintura.

Enfim… Bon appétit!

Um comentário em “Gastronomia Medieval

  1. Pingback: Tweets that mention Gastronomia Medieval | Dicta & Contradicta -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>