genes cooperativos

A sobrevivência do mais apto não significa que a vantagem seja sempre dos egoístas. Em ambientes nos quais a cooperação é vantajosa, o mais apto é exatamente aquele que sabe cooperar. David Brooks, do New York Times, analisa por alto a literatura recente sobre uma singularidade da espécie humana: o nível de cooperação e altruísmo que revelamos desde a mais tenra idade, mesmo quando comparados a outros primatas. Não concordo com a equação que Brooks faz entre a cooperatividade e moralidade, como se a moralidade se restringisse apenas às relações entre os homens e nada tivesse a dizer sobre o indivíduo considerado em si mesmo; mas é sempre bom aprender mais sobre nossa natureza de animal social.

2 comentários em “genes cooperativos

  1. Prezados,

    Gostaria de compartilhar uma notícia maravilhosa! A editora Paulus acaba de publicar o livro “Darwinismo Moral” do Prof. Benjamin Wiker. O livro aborda alguns temas explorados pelo Prof. Olavo de Carvalho em “O Jardim das Aflições”. Eis a resenha:

    Este livro concentra-se em dois grandes pensadores: Epicuro e Charles Darwin. Segundo o autor, os dois se relacionam: Epicuro iniciou um movimento intelectual que Darwin aperfeiçoou. Entendê-lo é absolutamente essencial para compreender a cultura atual. Os que creem em Deus geralmente preocupam-se com o constante declínio moral da cultura ocidental. O que há apenas alguns anos era inaceitável é o estilo de vida alternativo de hoje e o estilo preferido de amanhã. Aborto, eutanásia, divórcio, preferência sexual e o abuso de drogas são apenas algumas das questões morais que sofreram enormes mudanças na percepção do público e que são sintomas de um mal mais obscuro e generalizado. E para compreendê-lo, o autor, além de explicar brilhantemente tanto a vertente epicurista — que dissocia Deus do mundo material — quanto a darwinista — que vê na seleção natural a bem-sucedida transferência das características benéficas pela procriação, disseca os princípios de cada uma e estabelece singulares relações entre elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>