Her gentlewomen, like the Nereides

florida lottery

Vejo aqui que, neste mês de outubro, arqueólogos egípcios farão uma nova expedição em busca das tumbas perdidas de Cleópatra e Marco Antonio, que podem estar na cidade de Taposiris Magna, perto de Alexandria.

Não sei quanto a vocês, mas a posibilidade de encontrar os restos mortais de Cleópatra – in her strong toil of grace, como escreveu Shakespeare – me parece algo realmente extraordinário.

4 comentários em “Her gentlewomen, like the Nereides

  1. Alexandria ainda esconde muitas relíquias. Talvez a mais fascinante de todas as descobertas arqueológicas ainda a ser feitas naquela cidade seja o túmulo perdido de Alexandre, o Grande.

    Alguns textos legais sobre o tema:

    http://www.greece.org/alexandria/alexander/pages/aftermath.html

    http://www.archaeology.org/online/features/alexander/tomb.html

    Este aqui, fartamente ilustrado, é o mais legal de todos: http://www.touregypt.net/featurestories/alexandersearch.htm

    E, a propósito, ocorre-me ainda um artigo sobre o famoso ícone de São Sisoés, o Grande, eremita egípcio do séc. V, meditando sobre a efemeridade da glória mundana diante do túmulo de Alexandre — um tema clássico da arte romaica:

    http://www.johnsanidopoulos.com/2009/07/sisoes-great-and-contemplation-of-death.html

  2. A explorar com calma. Enquanto isso, o Herald Tribune de hoje anuncia que a municipalidade de Florença finalmente deu permissão para que seja analisado com feixes de neutrons um recorte do enorme painel de Vasari no Palazio Vecchio, a “Batalha de Marciano”. Vasari deixou por lá uma bandeirinha onde escreveu “cerca trova”, e desde os anos 70 um estudioso chamado Maurizio Seracini, ligado à UCSD (San Diego) trabalha para localizar ali um trabalho de Leonardo da Vinci, a “Batalha de Anghiari”, reproduzido por gente como Rubens e Rafael. Se dentro de um ou dois anos comprovar-se que existe mesmo algo no local, há boas chances de que seja o da Vinci. Aí o próximo passo é retirar e repor o Vasari e ver se de fato é possível recuperar o que seria uma das mais importantes obras de Leonardo. O link a seguir é de uns dois anos atrás, mas dá uma idéia da coisa: http://cisa3.calit2.net/research/anghiari.php

  3. Uau! Queria muito ver a Batalha de Anghiari! Principalmente porque quero como Leonardo aplicou os conselhos sobre o movimento que ele deu no Tratado de Pintura.

    Mas nos falta mesmo é descobrirem uma pintura de Zeuxis o de qualquer pintor grego antigo! A saber do que dizia Plinio…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>