O Melhor dos Melhores de 2012

O Rotten Tomatoes, site que calcula a média da recepção dos filmes, divulgou a lista dos mais elogiados pela crítica em 2012. Há divergências entre crítica e público. O documentário americano sobre a igreja católica Mea Maxima Culpa: Silence In The House of God, por exemplo, recebeu 96 da crítica e apenas 67 do público. O contrário disto acontece com The Hobbit, que está fora da lista por ter recebido 65 da crítica, mas que tem 81 do público. Entre os 100 eleitos, só 60 têm nota de público igual ou superior a 80 – e só 18 tem nota igual ou superior a 90.

Dos 60 filmes que fizeram sucesso tanto com a imprensa como com o público, 26 são documentários (7 relacionados a música: Beware of Mr. Baker, sobre o bateirista da banda Cream; Paul Williams Still Alive, sobre o ator, cantor e compositor famoso na década de 70; Searching for Sugar Man, outro músico dos anos 70; Marley, sobre Bob Marley; Crossfire Hurricane, sobre o aniversário de 50 anos dos Rolling Stones; Shut Up and Play the Hits, sobre o fim do grupo LCD Soundsystem) e 5 animações (Finding Nemo 3D e Monsters Inc. 3D, ambos da Pixar, exibidos este ano em 3D, Yellow Submarine, relançamento do clássico dos Beatles, The Secret World of Arriety, do adorável estúdio japonês Ghibli, e Wreck-it Ralph, da Disney).

Se formos buscar um consenso entre as notas dadas pelos críticos e também pelos espectadores – pois um bom filme deve necessariamente agradar os dois –  os melhores dos melhores de 2012 são:

Documentário:

1 – Jiro Dreams of Sushi

Sobre o mestre do sushi, Jiro Ono.

2 – Ai Weiwei: Never Sorry

Sobre o artista e ativista chinês Ai Weiwei e seus conflitos com o governo da China.

3 – Searching for Sugar Man

Dois sul-africanos que resolvem descobrir o que aconteceu com o seu ídolo da década de 70.

4 – Marley

Bob Marley, do nascimento até a morte de câncer.

5 – Indie Game: The Movie

Como programadores e desenvolvedores independentes de jogos trabalham.

6 – The Other Dream Team

Sobre o time de basquete da Lituânia que, sob o regime soviético, se tornou símbolo da independência.

7 – Portrait of Wally

Sobre a obra de Egon Schiele roubada pelos nazistas e descoberta nas paredes do museu de Arte Moderna em 1997.

8 – Carol Channing: Larger Than Life

Sobre a lenda da Broadway e vencedora de três Tony Awards, Carol Channing.

9 – 5 Broken Cameras

A resistência pacífica de um fazendeiro palestino contra o exército israelense.

10 – The Central Park Five

Sobre o caso de 1989 em que um grupo de negros e latinos foi acusado de estuprar uma mulher branca no Central Park em Nova Iorque. Depois de cada um passar anos na prisão, um estuprador em série confessou o crime.

Em seguida: Marina Abramovic: The Artist is Present (minha resenha aqui), The House I Live In, Head Games, West of Memphis, Side by Side, Shut Up and Play the Hits.

 

Ficção:

1 – Wild Bill

Dirigido pelo ator Dexter Fletcher, sobre um homem que sai da prisão e encontra os filhos de 11 e 15 anos abandonados pela mãe, se virando sozinhos.

2 – Argo

Minha resenha aqui.

3 – The Avengers

É questionável, eu sei. Orgasmo nerd do ano, o filme que reuniu Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, etc., era sem dúvida o mais aguardado de 2012. Acabou conquistando críticos nerds também.

4 – Silver Linings Playbook

Dirigido por David O. Russell (The Fighter, Three Kings), com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence no elenco.

5 – The Hunt (Jagten)

Drama dinamarquês com Mads Mikkelsen (o vilão que chora sangue em Casino Royale).

6 – Life of Pi

Aventura do diretor Ang Lee (O Tigre E o Dragão, Brokeback Mountain), já está recebendo vários prêmios.

7 – Django Unchained

Filme de Quentin Tarantino sobre a escravidão no sul dos Estados Unidos, com Leonardo DiCaprio e os ganhadores do Oscar, Jamie Foxx e Christoph Waltz.

8 – Wreck-it Ralph

Animação da Disney sobre um vilão de video-game que decide mudar de jogo e se tornar o herói. Vozes de John C. Reilly e Sarah Silverman.

9 – Sightseers

Comédia britânica sobre um casal que decide viajar em um trailer.

10 – The Dark Knight Rises

Minha resenha aqui.

Em seguida: Monsieur Lazhar, Moonrise Kingdom (resenha aqui), Skyfall, Amour, Lincoln, Looper (resenha aqui).

É possível que estes não sejam de fato os melhores filmes de 2012 e que várias injustiças tenham sido cometidas; que alguns excelentes tenham ficado de fora e que outros de menor valor tenham ganhado um destaque desmerecido, mas esta lista representa um raro consenso entre aqueles que se dizem especialistas e os verdadeiros consumidores das obras. Vale assistir (alguns serão lançados agora em janeiro) e decidir por conta própria.

4 comentários em “O Melhor dos Melhores de 2012

  1. Peloamordedeus…

    Tô doido pra ver Argo… mas não querem passar aqui em Manaus.

    Já mandei e-mail para os prinpais cinemas e nada…

    Já o filme daquele corno teve semanas que estava em todas as salas!!

  2. Posso estar enganado, Maurício, mas é uma lista e não um ranking. E o critério é a avaliação dos críticos e espectadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>