Na origem dos EUA… o socialismo?

Pois é. Muitas das colônias de peregrinos que fugiram da Inglaterra chegaram ao novo mundo com idéias socialistas de organização social, rejeitando toda a concepção européia de hierarquias e propriedade privada como corrompida.

Os colonos de Plymouth colocavam toda a sua produção à disposição dos demais. Todos consumiam do mesmo estoque comum. Por esse motivo, conta-nos o governador da colônia, William Bradford, os homens, especialmente os mais aptos, não queriam trabalhar; preferiam roubar ou passar o tempo no ócio. Todos passavam fome e muitos morreram.

Foi depois de alguns anos que William Bradford mudou o sistema da colônia, dando a cada família sua terra e permitindo-lhes manter os frutos do próprio trabalho. Daí sim a prosperidade começou.

Nessa época de Thanksgiving os americanos lembram-se dos primeiros colonos, e de seu suposto banquete de ação de graças depois de uma colheita farta depois de anos de penúria. O que não sabem é que esse banquete original teve lugar ainda nos anos de socialismo, e que, longe de fartura, os peregrinos estavam morrendo rapidamente de fome e frio.

5 comentários em “Na origem dos EUA… o socialismo?

  1. É a tragédia dos comuns, como ficou conhecida na economia. O livro Rumo a Estação Finlândia também narra algumas experiências socialistas realizadas nos Estados Unidos. Todas com resultados desastrosos.

  2. Pingback: Tweets that mention Na origem dos EUA… o socialismo? | Dicta & Contradicta -- Topsy.com

  3. Joel caro,

    Interessante a lembrança e aproveito para desdobrar que a mesma prerrogativa cooperativista estava presente entre as primeiras comunidades formadas na Palestina anteriores ainda à formação do Estado de Israel. Boa parte do movimento sionista era simpático à idéias que podemos identificar em sentido lato como “socialistas”.

    Abraços,
    Leandro

  4. É verdade. Os kibbutz também são organizações socialistas, né?

    A diferença é que eles existem dentro de um mercado, são organizações voluntárias dentro da sociedade, e não uma proposta de novo sistema social que queira eliminar a propriedade privada enquanto tal.

  5. Bom,

    Essas iniciativas primárias, tanto as capitalistas e socialistas tendem a dar é certo na realidade. O difícil são sociedades altamente complexas. Os erros dos colonos dos EUA poderiam ser facilmente contornados. Digo isso, porque não são raros os exemplos de comunidades “comunistas” como indígenas, mas também não são raros os exemplos bem sucedidos de sociedades de mercado primitivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>