St. … Chesterton?!?

Em sua recente conferência de Oxford, a Chesterton Society decidiu que dará início ao processo de postulação para a canonização do grande escritor inglês. 

Depois da beatificação de Newman, será que teremos um dia São Gilberto Chesterton? Deixo-os com este soneto, escrito por ele em 1922, no dia da sua conversão ao catolicismo:

The Convert

After one moment when I bowed my head
And the whole world turned over and came upright,
And I came out where the old road shone white,
I walked the ways and heard what all men said,
Forests of tongues, like autumn leaves unshed,
Being not unlovable but strange and light;
Old riddles and new creeds, not in despite
But softly, as men smile about the dead.

The sages have a hundred maps to give
That trace their crawling cosmos like a tree,
They rattle reason out through many a sieve
That stores the sand and lets the gold go free:
And all these things are less than dust to me
Because my name is Lazarus and I live.

5 comentários em “St. … Chesterton?!?

  1. Chesterton poeta nem sempre é lembrado. Recentemente é que fui conhecer “Lepanto”, um pequeno épico escrito em pleno século XX (http://www.amazon.com/Lepanto-G-K-Chesterton/dp/1586170309). Para este modesto leitor, revigorante como o límpido soneto da conversão. 2) Que à sua maneira tão simples e íntegra guarda correspondência com o “Ash Wednesday” do Eliot recém-convertido (“because I do not hope to turn again”), situado em registro completamente distinto, com jogos danteanos (inter alia) e não por acaso aquele perfeito arremate mariano:

    “This is the time of tension between dying and birth
    The place of solitude where three dreams cross
    Between blue rocks
    But when the voices shaken from the yew-tree drift away
    Let the other yew be shaken and reply.

    Blessèd sister, holy mother, spirit of the fountain, spirit
    of the garden,
    Suffer us not to mock ourselves with falsehood
    Teach us to care and not to care
    Teach us to sit still
    Even among these rocks,
    Our peace in His will
    And even among these rocks
    Sister, mother
    And spirit of the river, spirit of the sea,
    Suffer me not to be separated

    And let my cry come unto Thee.”

  2. A edição de “Lepanto” que linkei acima traz também um imaginoso ensaio de GK, a partir da hipótese de um casamento dinástico entre Maria Stuart e João de Áustria, o meio-irmão de Felipe II e herói daquela decisiva batalha naval contra os turcos.

    Independente da hipótese sobre a qual baseia seu raciocínio, é interessante notar aquilo que no ensaio ele contemplava como ideal falhado, de um ponto de vista católico: uma Europa capaz de digerir Platão na Renascença como fizera com Aristóteles no Medievo; uma disposição de espírito tipificada no impossível casal, aberto aos “deep instincts from medieval chivalry without refusing to feed their intellects on the sixteenth-century learning”.

    Ou seja, um contraponto ao abismo que começou a abrir-se entre ambos no século XVI, sobre o qual há tanta literatura e também interessantes documentários de divulgação, como a terceira parte (“Burning Convictions”) da “História da Grã-Bretanha” produzida pela BBC, escrita e apresentada pelo Simon Schama.

    Não foi isso que aconteceu, evidentemente; e nos séculos seguintes, a Inglaterra foi gradualmente se constituindo em Império, no caminho de Milton mais que no de Shakespeare, como aponta GK (à semelhança de quem já apontou na Alemanha do século XIX uma escolha pelo caminho de Wagner em detrimento do que seria o de Brahms ou mais ainda o de Bach).

    GK: “I will not discuss here whether the modern sequel [decorrente das escolhas feitas na Europa do norte no período barroco], with its cosmopolitan trusts, its complicated and practically secret financial control, its march of machinery and its effacement of private property and personal liberty, be on the whole good or bad. (…)” Não obstante, diz ele, “I think that the northern countries, especially, would have progressed much quicker, if the philanthropy had been from the first guided by a larger philosophy, like that of Bellarmine or [Thomas] More; if it had drawn directly from the Renaissance and not been deflected and delayed by the sulky sectarianism of the seventeenth century. But in any case the great moral institutions of modern times, the Straddel, the Wheat Corner, the Merger, and the rest will not be affected by my little literary fancy (…). Perhaps there are things that are too great to happen(…)”.

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