Todas as Dictas. Ou, até que enfim…

Membro novo na família, hora de arrumar a casa!

Uma das lições mais importantes que aprendi nesses anos com a Dicta foi que você nunca termina uma edição, uma hora você simplesmente desiste. Como aqui nos recusamos a desistir, a conseqüência é que sempre terminamos os últimos retoques no computador de diagramação, quase na porta da gráfica.

O problema deste método é que a versão final dos textos transforma-se quase numa entidade metafísica. Existir existe, mas ninguém tem acesso a ela. (O computador do nosso diagramador é muito sofisticado para o nosso analfabetismo digital).

Mas a boa notícia é tiramos o mimeógrafo do porão, trabalhamos bastante e – nem acredito! – temos as versões finais dos textos da Dicta 04… (e da 05 também, esperem só mais um pouquinho).

É isso mesmo, o texto completo da Dicta 04 já está disponível no site.

Um dos meus números preferidos, com alguns dos melhores ensaios que já publicamos. Querem algumas dicas? Então lá vai (segundo o meu sempre arbitrário gosto):

– A pobreza do mal, por Theodore Dalrymple. Como vocês sabem, esse é o pseudônimo de Anthony Daniels e considero este um de seus grandes ensaios. (E que eu saiba nunca foi publicado em inglês. Ha! só na Dicta)

– Tucídides, o estudioso do comportamento político, por Donald Kagan. É muito difícil encontrar (e escrever) um bom ensaio de História. Eu acho que este é um dos poucos!

O leilão do Sargento Pimenta, por Martim Vasques da Cunha. Este vai por dois motivos: em homenagem ao Paul McCartney, que parece ter feito belos shows por aqui; e, sobretudo, para vocês contrastarem com o que vos espera do mesmo autor na Dicta 06 (dizem que o Martim só não domina a arte da culinária, mas quem sabe ele ainda não aprende alguma coisa com a Marílena Chauí?!)

– E um caso único até agora: a Dicta 04 saiu com três textos que fazem rir: Carreiras para nossos filhosHistória da literatura acidental e Uma ciência na corda bamba. Que coisa, não?

.

4 comentários em “Todas as Dictas. Ou, até que enfim…

  1. Pingback: Tweets that mention Todas as Dictas. Ou, até que enfim… | Dicta & Contradicta -- Topsy.com

  2. Pingback: Beatles, Música Pop, Dicta, Martim - O Camponês

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>