Tomás de Aquino encontra E. O. Wilson

Num provocante artigo ao Huffington Post, Matt J. Rossano propõe S. Tomás de Aquino como padroeiro da psicologia evolucionária, aquela disciplina que tenta explicar comportamentos humanos com base em estratégias evolutivamente selecionáveis. No blog da First Things, um debate de nível surpreendentemente alto nos comentários sobre a possibilidade de uma tal ciência.

3 comentários em “Tomás de Aquino encontra E. O. Wilson

  1. Resumo da linha editorial do Huffington post: Deus não existe, você é um fenômeno químico, esperamos ansiosamente voltar ao nada tão logo consigamos saquear todo prazer dessa existência que não conseguimos olhar de frente. Fim.

  2. Caro Joel, estou mais inclinado a concordar com o comentário do Helder. Para usar a expressão do próprio texto de Rossano, a própria tese é “too boring”. E comecei a perder a vontade de ler depois da 5ª aberração e/ou má compreensão filosófica do sujeito…

    Abs.
    G.

  3. (mandei o comentário antes do fim). Sem falar que um naturalismo profundo em ética ou antropologia filosófica não resiste a duas páginas de argumentação de Charles Taylor. Para utilizar agora uma expressão do texto da First Things, “Is it possible that the Angelic Doctor could believe anything that dumb?”

    Novos abs.
    G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>