Pegando carona

Graças ao tovaritch Júlio Lemos, fui atrás a respeito de Rémi Brague. Já tinha ouvido falar de seu trabalho e fiquei sinceramente espantado com o escopo que ele apresenta em seu A Lei de Deus – História Filósofica de uma Aliança, publicado aqui pela Loyola (alías, se alguém merece o troféu Vamos-Tirar-o-Brasil-da-Lama, o prêmio deste ano certamente iria para a famosa editora que já publicou Henrique de Lima Vaz, Marcelo Perine, Giovanni Reale, Eric Weil e, agora, Brague e Voegelin). Pesquisando aqui e acolá, descobri que o Intercollegiate Studies Institute antecipou-se a todos e realizou um simpósio sobre o livro de Brague, já catalogado como “inovador” e “pioneiro”. Você pode ler os textos do simpósio aqui, aqui e aqui, todos escritos por scholars novinhos em folha.

Quando o Brasil vai tomar coragem e fazer algo parecido?

Update: Graças ao leitor Marcos Fontoura, descobri esta preciosidade: Rémi Brague entrevistando ninguém menos que René Girard. Alguém duvida que este foi um momento em que a História deu um sorriso?

9 comentários em “Pegando carona

  1. Ainda nem abri este link e já estou salivando litros. Brague pergunta a Girard, que coisa maravilhosa. Agradeço mil vezes.

  2. Conheço o Rémi Brague há algum tempo. É um pesquisador muito competente, admirador de Leo Strauss, grande conhecedor das relações entre os três grandes monoteísmos. Tenho alguns artigos seus e programas de rádio de que ele participou (um deles sobre o Islão; o outro, salvo engano, sobre Marcião).

    Se quiserem, passo-os a vocês via e-mail.

    A quem entender francês, isto dá uma boa ideia da envergadura do “brave monsieur”: http://www.dailymotion.com/relevance/search/r%C3%A9mi+brague/video/x1topt_remi-brague-vs-luc-ferry-kto-24-11_news

    Se o link não funcionar, apenas digitem o nome dele no Youtube ou no Daily Motion.

    Os meus melhores votos!

  3. E por falar no grande René Girard, tenho a gravação de um programa de rádio, de umas duas horas, em que ele, o Alain Finkielkraut e o Peter Sloterdijk discutem o 11 de setembro. Não sei se chegaram a ouvir esse programa; talvez eu esteja chovendo no molhado…

    É uma coisa fantástica! Sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>