Vladimir Soloviev tinha razão…

“The Future”

Leonard CohenGive me back my broken night
my mirrored room, my secret life
it’s lonely here,
there’s no one left to torture
Give me absolute control
over every living soul
And lie beside me, baby,
that’s an order!
Give me crack and anal sex
Take the only tree that’s left
and stuff it up the hole
in your culture
Give me back the Berlin wall
give me Stalin and St Paul
I’ve seen the future, brother:
it is murder.

 

Things are going to slide, slide in all directions
Won’t be nothing
Nothing you can measure anymore
The blizzard, the blizzard of the world
has crossed the threshold
and it has overturned
the order of the soul
When they said REPENT REPENT
I wonder what they meant
When they said REPENT REPENT
I wonder what they meant
When they said REPENT REPENT
I wonder what they meant

You don’t know me from the wind
you never will, you never did
I’m the little jew
who wrote the Bible
I’ve seen the nations rise and fall
I’ve heard their stories, heard them all
but love’s the only engine of survival
Your servant here, he has been told
to say it clear, to say it cold:
It’s over, it ain’t going
any further
And now the wheels of heaven stop
you feel the devil’s riding crop
Get ready for the future:
it is murder.

There’ll be the breaking of the ancient
western code
Your private life will suddenly explode
There’ll be phantoms
There’ll be fires on the road
and the white man dancing
You’ll see a woman
hanging upside down
her features covered by her fallen gown
and all the lousy little poets
coming round
tryin’ to sound like Charlie Manson
and the white man dancin’

Give me back the Berlin wall
Give me Stalin and St Paul
Give me Christ
or give me Hiroshima
Destroy another fetus now
We don’t like children anyhow
I’ve seen the future, baby:
it is murder

7 comentários em “Vladimir Soloviev tinha razão…

  1. I) «Chegarão dias nos quais na cristandade se tratará de resolver o fato salvífico em uma mera série de valores». Soloviev em seus famosos “Três Diálogos”, que podem ser achados com relativa facilidade em sebos virtuais. Fazem sentido, e o terceiro, sobre o Anticristo, impressiona mesmo; ainda que em matéria de profecias russas Dostoievski siga em mais profundidade, na mesma linha de recusa do paradigma niilista do “conhecimento como engenharia”, sobredeterminado por uma lógica a serviço da transformação do mundo (cito Pondé sobre FD, “Crítica e Profecia”).
    II) Por outro lado, perversidades e revelações últimas têm uma espécie de apelo mórbido e desgraçado que recomenda cautela, de maneira a evitar perda de memória: há tradições muito saudáveis ainda isoladamente ou nem tanto neste ou naquele circuito cultural e geográfico; ilhas por assim dizer onde ofícios divinos continuam, exatamente por serem “opus Dei”, associados à razão humana e ao bem humorado conhecimento a que se refere Jean Guitton, “co-naissance” no Espírito (“L´Amour Humain”).
    III) Estouro o limite das citações por parágrafo e lembro de Ratzinger: primeiro, dele constatando a extensão dos riscos pela frente (“I´ve seen the future, baby”), ecoando Soloviev e lembrando de Wittgenstein em certo ponto de sua trajetória: tantos não vêem que resulte “qualquer diferença para a religião cristã se Cristo de fato realizou algumas das coisas contadas a seu respeito, ou mesmo se ele afinal existiu” (traduzo do inglês, da coletânea “Truth and Tolerance”). Segundo, porém, já como Bento XVI, apontando o antigo e indissolúvel nexo entre palavra, cultura e convívio em comunidades que sabem criar e proteger-se em torno daquele conhecimento que é “co-nascimento” : http://news.catholique.org/21047-france-discours-de-benoit-xvi-au-monde-de-la IV) Desse ponto de vista, “salvos na esperança”,os valores são decorrência.

  2. Ótimo poema. Até eu entendi, deve se enquadrar no que Pedro Sette Camara chama de poesia ligeira. E os leitores clamam por mais atualizações

  3. É, os anos 60 foram imbatíveis em produzir o bobajol pseudo-lírico-cabeça da “poesia” da “lyric” ai de cima.

    É de doer este besteirol ser elevado à categoria de “pensamento”

  4. Completamente off-topic, 1) link sobre letras de música e poesia – mas ao Fortuna linkado, quem sabe, haveria a aduzir a lembrança dos provençais do século XIII, ou de Horácio, ou radicalizando, de Homero (mas aí as canções eram áulicas). Conversa comprida que ele, Fortuna, sabiamente atalha para não confundir: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ffortuna4.html;
    2) balada tradicional, secular, no sentido de muito antiga mesmo, sobre a qual Bob Dylan trabalhou sua folk song em registro afim:

    http://www.jornaldepoesia.jor.br/ffortuna4.html

Comentários não permitidos.