Grant Snider, confissões de um viciado em livros

Tem 28 anos o responsável pelas tirinhas do Incidental Comics. Terminando sua residência em ortodentia na cidade de Aurora, Colorado, neste mês de fevereiro, Grant Snider volta com sua família a seu estado natal, Kansas, onde cuidará dos dentes e dos aparelhos dos cidadãos de Wichita. Aparelhos, quadrinhos e literatura parecem definir, apesar do estranhamento na conjunção desses três assuntos, a vida de Snider.

Em entrevista à Dicta & Contradicta, o artista conta que desenha desde os quatro anos de idade. “Eu e meu irmão gêmeo brincávamos de desenhar cenas épicas com vulcões, dinossauros e asteroides. Tempos depois, fãs de futebol americano, já desenhávamos nossos próprios jogos de cartas com os melhores times e jogadores.” Snider reitera que não é preciso ter pais artistas para desenvolver esse lado criativo, mas que o fato de seus pais terem estimulado que ele e seu irmão brincassem de construir e fazer coisas por conta própria ajudou. Faz piada com isso: “Quando criança, eu fazia coisas bem mais úteis do que desenhar quadrinhos: era jardinagem, cozinha, carpintaria etc”.

O Incidental Comics começou antes da plataforma online que hoje recebe visitas diárias do mundo todo e que se espalha por compartilhamento pelas redes sociais. Snider mandou emails para todos os editores do jornal Kansas City Star, onde então ganhou uma tira semanal. Foi em 2010, com a tirinha “Confessions of a Book Friend” recebendo destaque no blog Drawn (a partir de seu envio pelo link “Submissions”) que a internet passou a conhecer o trabalho de Snider. Da noite para o dia, a média de 50 visitas diárias do Incidental Comics cresceu astronomicamente, com visitantes de todo o mundo. E assim é até hoje, com planos de transformar esse material (e conteúdo inédito) em livro.

snider1

“Confessions of a Book Friend” [clique aqui para ver maior] representa bastante a temática dos desenhos de Snider. Livros e a nossa relação com eles e com as narrativas que eles nos apresentam. As histórias possíveis e impossíveis que transformam a nossa realidade. Embora afirme que não tem um assunto preferido, o autor revela que se inspira muito “na maneira como a literatura é uma janela para um mundo mais amplo de ideias. Às vezes leio algo num livro e penso em desenhar sobre isso; outras vezes penso em algum tópico e vou atrás de referências.”

O formato das tiras, condensado em um número limitado de painéis, possibilita bastante esse desdobramento até de assuntos mais técnicos da literatura, como “ferramentas literárias” ou “movimentos literários”, pois consegue trabalhar com cada quadro de forma organizada, quase esquemática. E mesmo quando trabalha temas mais complexos ou pesados, Snider diz que jamais deixa de usar a lente do humor para tratar deles.

snider2

[clique aqui para ver a imagem maior]

Seus autores favoritos são Haruki Murakami, Stephen King, J.D. Salinger e Kelly Link, que Snider afirma terem inspirado direta ou indiretamente muitas de suas tiras. Quanto a cartunistas, Bill Watterson (Calvin & Hobbes), Saul Steinberg e Matt Groening (Simpsons) são os primeiros nomes que lhe vêm à mente. J.J Sempé e Maira Kalman revelam um lado de Snider comum a um grupo de artistas: a adoração por tudo o que é aprovado pela revista New Yorker. Salinger, afirmam seus biógrafos, fez disto uma razão para escrever: ou conseguia publicar algo na New Yorker ou sua carreira nada valia.

Snider pondera sobre a dificuldade, mesmo para um cartunista com a repercussão do Incidental Comics, que é publicar em veículos impressos. Apesar de já ter desenhado para o New York Times, a New York Review of Books e outros grandes veículos, lamenta, de certo modo, o peso das novas mídias e quando se foca nela: fica-se conhecido, mas consegue-se muito pouco trabalho. Que venham muitas crianças cheias de aparelhos na boca então, assim pensou Snider, que tem tudo para ser o ortodentista mais famoso e mais procurado de Wichita.

snider3

[clique aqui para ver a imagem maior]

_____________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>