O mediador entre a cabeça e as mãos (o coração)

Uma dica difícil e ao mesmo tempo muito boa sobre cinema é o livro do crítico hispano-germânico – que tive a sorte de conhecer e com quem muito conversei – José Garcia, “Die Himmel über Hollywood – Was grösse Filme über den Menschen sagen” (O Céu sobre Hollywood – O que os grandes filmes falam sobre os homens), publicado em 2008. A dica é difícil porque não sei se o livro foi traduzido para o inglês – e boa porque vai na contracorrente de um modo cool, sem criar polêmicas desnecessárias.

Nele Garcia discute, além de muitas outras coisas, uma questão que me tem intrigado: por que filmes simples, discretamente bem feitos, que tratam de temas importantes, mas sem chamar a atenção com cenas brutais ou carregadas de apelos aos sentidos, *vendem mais* do que aqueles feitos para vender, poderosamente dotados dos elementos mencionados? É uma questão a ser considerada.

Wim Wenders, com seu humor habitual, declarava à imprensa: I’m not much into sex & violence; I prefer sax and violins… O bom cinema, a mio modesto parere – e com isso apenas repito o que ouvi – não deve buscar o impacto, o mero efeito bombástico sobre o expectador, mas concentrar-se no ‘artesanal’ (craftmanship, savoir-faire), no fazer bem. Para tomar um exemplo extremo, não era muito diferente a idéia de Fritz Lang em um filme com um forte apelo vanguardista: Metropolis (1927), que foi realizado com uma arte quase insuperável – não em termos tecnológicos, mas em esforço e exatidão – e que traz o mote que usamos de título.

Não é diferente a opinião de Fellini; apesar do experimentalismo, ele procurava esconder a sua arte, produzindo aquela simplicidade difícil dos bons filmes (a tríade La dolce vita, E la nave va e Le notti di Cabiria). Esse ocultamento é que tem levado os críticos de cinema à loucura – no bom sentido.

Um comentário em “O mediador entre a cabeça e as mãos (o coração)

  1. Pingback: Tweets that mention O mediador entre a cabeça e as mãos (o coração) | Dicta & Contradicta -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>