Os cem melhores filmes da década?

É a lista do Times Online. Podemos partir do pressuposto básico que, fosse a lista qual fosse, ela seria totalmente injusta. Ok, não dá para todo mundo concordar nos melhores filmes, e eles são muito diferentes, sendo difícil compará-los. Seja qual for o resultado, não será satisfatório.

Mas Caché na primeira posição? ISSO É TOTALMENTE INJUSTO. São por essas e outras que os filmes franceses recebem, merecidamente, a fama de pretensiosos, depressivos e pseudo-profundos.

Tudo bem, tudo bem, não precisamos nos render ao novo Batman (que felizmente está longe do pódio) – é preciso achar um equilíbrio; só não perguntem para mim.

Noto, entristecido, que Escola de Rock figurou entre os últimos. Meus caros, esse é daqueles filmes que, se pego passando na TV, invariavelmente assisto; e cada nova assistida revela facetas, novas referências e significados, antes escondidas.

Bom, 100 é um número tão grande que está basicamente tudo ali. Se a lista se chamasse “Esses foram os filmes feitos na década” o nome seria apropriado. Sinto falta de alguns (Extermínio, de Danny Boyle, é bem melhor do que Slumdog Millionaire; e onde está “Grande Menina, Pequena Mulher”, o filme feminino tocante com uma legião secreta de fãs homens?)

PS: Grizzly Man na quarta posição também foi inesperado.

8 comentários em “Os cem melhores filmes da década?

  1. Caramba, essa é a lista mais escrota de top 100 que eu já na minha vida.

    Top10 com Supremacia Bourne?!? Casino Royale??! WTF??

  2. Ué, mas a década já acabou?

    Eu tiraria qualquer coisa do Haneke. E do Herzog também. E The Wind That Shakes the Barley, por favor. E The Squid and the Whale. Ok, vou parar por aqui.

    E que descrição linda a de Cidade de Deus, “favela epic”, me senti em …E o Vento Levou.

  3. “Extermínio, de Danny Boyle”.
    24 28 Days Later… (Danny Boyle, 2002)
    Danny Boyle and Beach novelist Alex Garland re-imagine the zombie movie for the 21st century. Here, the zombies move with lightning speed, and are fuelled not by the dark arts but by rage itself.

  4. Eu podia compreender que nem todos os filmes excelentes que Clint Eastwood fez nesse período estivessem na lista, ou que só fossem lembrados um ou dois, ou que os eleitos não fossem os meus preferidos, ou que estivessem lá no final da lista; mas não constar *nenhum*?

  5. Não tive paciência para ler toda a lista, mas posso dizer, com absoluta certeza, que “O Pianista”, de Roman Polanski, e “O Escafandro e a Borboleta”, de Julian Schnabel, são dois fortes concorrentes para o duvidoso título de melhor filme da década.

    O primeiro, porque explorou um tema hoje banal com uma estética e um lirismo poderosos; o segundo, porque celebra a vida em uma década iniciada (não nos esqueçamos) pelo fanatismo homicida de Osama Bin Laden.

    Pena que o grande Michael Mann não tenha adiado a filmagem de “O Informante” para essa década…

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